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Mostrando postagens de abril, 2015

Aula 01 - O Que é um Mooc

Este curso caracteriza-se como um “Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC)”, e está vinculado as reflexões desenvolvidas durante o Projeto Educação Patrimonial (site do projeto: https://www.educacaopatrimonial.com.br/ ). Esta é uma nomenclatura nova, mesmo para quem atua na Educação a Distância. O objetivo é garantir que um maior número de pessoas tenham acesso ao conhecimento sistematizado. Daí ser aberto, ou seja, qualquer pessoa interessada na área pode realizar o curso, desde que atenda aos critérios estabelecidos pelos organizadores. No caso deste, o critério é a manifestação de interesse. Ou seja, os interessados em participar do curso devem encaminhar um email para  lmagalhaes1974@gmail.com . Colocar no título do email: Interesse em Participar do Curso de Educação Patrimonial . Repetir o mesmo no corpo do texto, com seu nome completo, cidade de origem e formação. Após, é só acessar as aulas por este BLOG. Os alunos serão automa

Aula 02 - O Projeto Educação Patrimonial

Sejam todos bem vindos ao curso de Educação Patrimonial. Este faz parte do Projeto Educação Patrimonial, e tem como principal objetivo compartilhar reflexões que seus membros vem acumulando desde 2005. Para conhecer um pouco mais do projeto, acesse o site www.educacaopatrimonial.com.br . Para melhor nos comunicar, criei um grupo denominado: patrimoniocultural@googlegroups.com . É fundamental que todos façam parte do mesmo, pois é a partir dele que entrarei em contato com vocês. Como primeira atividade, peço que se apresentem, acessando o BLOG Extra Sala, pelo link: http://extrasala.blogspot.com.br/2014/12/cursoeducacaopatrimonial.html Qual a Finalidade do BLOG? Bem vindos ao BLOG Extra Sala. A finalidade deste é proporcionar um espaço de interação entre os alunos dos diversos cursos em que atuo, possibilitando assim a ampliação do conhecimento e de acesso a conteúdos, já que o aluno poderá visualizar o material de aula de outras turmas. Por exemplo: o aluno de Pedago

Aula 03 - Conceituando

Vamos tratar aqui de alguns conceitos importantes que envolvem a educação patrimonial. Vamos começar com a concepção de Patrimônio Histórico, que vem sendo substituído pelo conceito de Patrimônio Cultural. O Patrimônio, desde a antiguidade, esteve relacionado à “Bem de herança que é transmitido, segundo as leis, dos pais e das mães aos filhos”. Enraizada na área jurídica familiar, esta palavra antiga é repleta de simbolismo. Já Patrimônio Histórico é mais complexo, que envolve diversos segmentos de cultura de uma sociedade, por se referir aos bens incomensuráveis. Envolve ainda a memória coletiva construída socialmente, além da identidade de um povo. Um exemplo é o Taj Mahal: https://www.google.com/maps/about/behind-the-scenes/streetview/treks/taj-mahal/ Ou, no Brasil, o Museu Paulista e o Museu da Inconfidência . Procure no Google Maps ( https://www.google.com.br/maps/ ) pelo nome dos museus citados e faça um passeio pelas redondezas. E reflita: por qual motivo foi dado

Aula 04 - Alguns Sites Interessantes

Antes de continuar nossas reflexões, vou deixar aqui alguns sites e indicar projetos que atuam no âmbito da Educação Patrimonial. Acessem, naveguem e depois compartilhem suas impressões pelo grupo, ok? Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória, da UFSM: http://coral.ufsm.br/nep/ . Veja alguns vídeos produzidos pelo projeto, no link: https://www.youtube.com/user/alrsoares/videos Viva Favela: http://www.vivafavela.com.br/ Laboratório de Educação para o Patrimônio da Universidade Federal de Pelotas: http://wp.ufpel.edu.br/lep/ Site Identidade Londrina: http://identidadelondrina.com.br/ BLOG de Educação Patrimonial do IPHAN: https://educacaopatrimonial.wordpress.com/ Refletindo ... Gostaria de aproveitar o momento para propor algumas reflexões, que envolvem o conceito de cultura e, assim, o de Bem Cultural. Para tanto, acessem o BLOG Extra-Sala ( http://www.extra-sala.blogspot.com.br/2012/03/atividade-para-alunos-do-curso-de.html ) e, depois, deixem seu com

Aula 05 - Aspectos da Legislação

Olá pessoal vamos começar uma nova fase! Apontaremos aqui aspectos da Legislação Patrimonial, primeiramente no mundo, depois no Brasil. Vocês sabiam que preservar o passando sempre foi uma necessidade inconsciente e/ou consciente do ser humano? Porém, quando tratamos do patrimônio cultural, est preocupação efetiva-se somente nos séculos XIX e XX, quando ocorre uma consagração institucional do monumento histórico. A França foi a primeira a criar oficialmente nos moldes modernos, em 1837, uma Comissão de Monumento Histórico, que classificava monumentos da Antiguidade, Igrejas e castelos da Idade Média. Também é da França a primeira lei sobre Monumento Histórico criada em 1913, concentrada nos conjuntos arquitetônicos de vista histórica. Os únicos bens que deveriam ser conservado seria os de grandeza histórica e edificado, vejamos uns exemplos: Visite o site http://www.notredamedeparis.fr/spip.php?rubrique2 . Depois, faça uma busca no google maps por “Cathédrale Notre-