Pular para o conteúdo principal

Aula 02 - O Projeto Educação Patrimonial




Sejam todos bem vindos ao curso de Educação Patrimonial.
Este faz parte do Projeto Educação Patrimonial, e tem como principal objetivo compartilhar reflexões que seus membros vem acumulando desde 2005.

Para conhecer um pouco mais do projeto, acesse o site www.educacaopatrimonial.com.br .

Para melhor nos comunicar, criei um grupo denominado: patrimoniocultural@googlegroups.com . É fundamental que todos façam parte do mesmo, pois é a partir dele que entrarei em contato com vocês.

Como primeira atividade, peço que se apresentem, acessando o BLOG Extra Sala, pelo link: http://extrasala.blogspot.com.br/2014/12/cursoeducacaopatrimonial.html

Qual a Finalidade do BLOG?Bem vindos ao BLOG Extra Sala. A finalidade deste é proporcionar um espaço de interação entre os alunos dos diversos cursos em que atuo, possibilitando assim a ampliação do conhecimento e de acesso a conteúdos, já que o aluno poderá visualizar o material de aula de outras turmas. Por exemplo: o aluno de Pedagogia poderá compartilhar das reflexões que serão feitas com os aluno do curso de Administração de Empresas, assim como os de Gastronomia poderão interagir com os de Sistemas de Informação, e assim por diante. Pretende-se que, com isso, ampliasse a gama de possibilidades, já que o aluno não ficará restrito ao conteúdo de sua sala. Além disso, o Blog é aberto, podendo receber comentários de qualquer internauta.Pretendo ainda me comunicar com meus alunos por este BLOG, orientando trabalhos e agendando atividades, inclusive provas. Configura-se assim como um importante canal entre alunos e professores.

Neste curso pretendemos apresentar diversas perspectivas referentes a conceitos que envolvam patrimônio, memória, tombamento, educação, sociedade, entre outros. Um dos nossos objetivos é gerar debate. Acreditamos que a troca de conhecimento amplia a compreensão de um assunto. Esperamos contribuir com nosso entendimento sobre patrimônio e, em contrapartida, receber novos olhares e experiência.

Como Tudo Começou ...

Para um melhor entrosamento, vamos apresentar como este curso foi montado. Esta discussão teve início quando aprovamos, no ano de 2007, o projeto Educação Patrimonial III, desenvolvido na cidade de LondrinaPR, com o apoio do Programa Municipal de Incentiva a Cultura PROMIC. Este programa visa levar ações educacionais e culturais a população da cidade. Especificamente o nosso projeto promove ações educacionais que envolvem o patrimônio histórico e cultural londrinense.

Através de um trabalho que conta com a participação de profissionais das áreas de história, pedagogia e arquitetura, procuramos despertar na população a percepção e valorização do patrimônio. O projeto conta com vários enfoques, com o objetivo de construir, conjuntamente com a população, olhares sobre o “seu” patrimônio.

O projeto teve continuidade nos anos seguintes sendo que,
nos anos de 2009 2011 e 2013 foram realizados grandes eventos, que tiveram como consequência a publicação de três livros, que vocês podem ter acesso pela aba publicações do site Educação Patrimonial (clique aqui):

II Encontro Cidades Novas.

III Encontro Cidades Novas.

IV Encontro Cidades Novas,

Paralelamente realizamos, em 2012, o “2º. Seminário DOCOMOMO Paraná”, que contou com contribuições de profissionais de todo o país, que proporcionam reflexões acerca da Arquitetura Modernista brasileira e, especialmente, da localizada na cidade de LondrinaPR. Os anais podem ser acessado pela aba publicações do site Educação Patrimonial (clique aqui):

Em 2010, o projeto realizou cursos, oficinas, museus itinerantes e um inventário de uma das principais ruas de Londrina, a Rua Sergipe, que teve como resultado os seguintes produtos (acesso pela aba publicações do site Educação Patrimonial - clique aqui):

Roteiro Histórico da Rua Sergipe.

Livro - Rua Sergipe: Patrimônio Cultural Londrinense.

Inventário Arquitetônico da Rua Sergipe.

Paralelamente o projeto parceiro intitulado “Essa rua tem história: memórias e sociabilidades da Saul Elkind”, realizou pesquisa em uma das mais importantes avenidas da periferia de LondrinaPR, e o resultado pode ser consultado em livro disponibilizado neste link (clique aqui):

Investiu-se também na produção de material didático, voltado para a valorização do Patrimônio Cultural e Histórico da cidade de Londrina. Foram cinco livros infantis, uma coleção de quebra cabeças e um jogo de tabuleiro. Os livros infantis e o material didático podem ser acessados pela aba publicações do site Educação Patrimonial (clique aqui).

Títulos dos livros:

As Aventuras do Gato Caixeiro em Londrina

As Aventuras do Gato Caixeiro na Rota do Café

As Aventuras do Gato Caixeiro nos Museus de Londrina

As Receitas do Gato Caixeiro

A Casa dos Gatos Feios

Em Busca das Lembranças da Vovó

Uma Aventura pela Gastronomia Londrinense

E ...


O projeto foi vencedor, em 2010, do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, categoria Educação Patrimonial (veja informações sobre o prêmio no link http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/178 e a publicação do prêmio, realizada pelo IPHAN, na publicação oficial do evento, p. 09 (clique aqui) :   e, em 2014, do Prêmio JL Nossa Gente (veja notícia neste link: https://globoplay.globo.com/v/3376831/).

Outros Produtos
Será a partir das reflexões deste projeto que iremos tratar dos conceitos de Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Daí a importância de apresentá-lo de forma tão completa, como estamos fazendo.

Um dos trabalhos mais interessantes por nós desenvolvidos foi o chamado "Museu Itinerante", em parceria com o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. A partir de atividades realizadas em escolas municipais e estaduais da cidade (ver material no link https://www.educacaopatrimonial.com.br/museu-itinerante), percebeu-se um distanciamento dos alunos com a História apresentada no referido museu, como se não pertencessem a eles ou ao bairro em que viviam. Daí veio a ideia: vamos buscar informações, no próprio museu, sobre a localidade onde a escola estava inserida, e assim, montar uma Exposição Itinerante. Esta atividade foi desenvolvida, primeiramente, em dois bairros: o Heimtal e o Jardim do Sol.

Em um segundo momento, a ideia foi utilizada para montar uma exposição sobre a Rua Sergipe, uma das mais importantes ruas de comércio popular da cidade de Londrina.
Caso deseje, faça download em versões em PDF dos roteiros:

Museu Itinerante: https://www.educacaopatrimonial.com.br/museu-itinerante

Outra exposição, intitulada "Qual é o seu Centro”, foi pensada pela equipe. Neste caso, buscamos valorizar o espaço local, o bairro, como lugar de relações importantes para o indivíduo. Na cidade de Londrina-PR a área central possui grande importância na vida das pessoas, sendo um espaço de sociabilidade e de convivência de diversos grupos sociais. Longe de desvalorizar ou questionar esta característica, própria de cidades de médio e grande porte, nosso objetivo é refletir sobre esta concepção de centralidade, demonstrando que o lugar mais próximo de nossas vivências, ou seja, o bairro, pode também ser entendido como "um outro centro". Acesso ao material está disponível no mesmo link, ou seja, https://www.educacaopatrimonial.com.br/museu-itinerante



Concluíndo
Aliado a este material, o projeto se preocupou com a oferta de cursos e a preparação de material de apoio para professores e agentes culturais.

Sobre os cursos ofertados e eventos, acesse o link: https://www.educacaopatrimonial.com.br/cursos-e-eventos

Veja ainda um vídeo sobre o projeto, uma entrevista da Folha TV, no link: https://www.youtube.com/watch?v=-SPMGxix4K4

E uma parte do programa PLUG, onde trato sobre a Histótia de Londrina: clique aqui. Acesse o bloco 02 do programa.

Espero que tenham gostado, e até a próxima aula.

Comentários

  1. Também não consegui acessar essa página da extrasala: http://extrasala.blogspot.com.br/2014/12/cursoeducacaopatrimonial.html

    Eloyr Pacheco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 01 - O Que é um Mooc

Este curso caracteriza-se como um “Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC)”, e está vinculado as reflexões desenvolvidas durante o Projeto Educação Patrimonial (site do projeto: https://www.educacaopatrimonial.com.br/ ). Esta é uma nomenclatura nova, mesmo para quem atua na Educação a Distância. O objetivo é garantir que um maior número de pessoas tenham acesso ao conhecimento sistematizado. Daí ser aberto, ou seja, qualquer pessoa interessada na área pode realizar o curso, desde que atenda aos critérios estabelecidos pelos organizadores. No caso deste, o critério é a manifestação de interesse. Ou seja, os interessados em participar do curso devem encaminhar um email para  lmagalhaes1974@gmail.com . Colocar no título do email: Interesse em Participar do Curso de Educação Patrimonial . Repetir o mesmo no corpo do texto, com seu nome completo, cidade de origem e formação. Após, é só acessar as aulas por este BLOG. Os alunos serão automa

Aula 04 - Alguns Sites Interessantes

Antes de continuar nossas reflexões, vou deixar aqui alguns sites e indicar projetos que atuam no âmbito da Educação Patrimonial. Acessem, naveguem e depois compartilhem suas impressões pelo grupo, ok? Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória, da UFSM: http://coral.ufsm.br/nep/ . Veja alguns vídeos produzidos pelo projeto, no link: https://www.youtube.com/user/alrsoares/videos Viva Favela: http://www.vivafavela.com.br/ Laboratório de Educação para o Patrimônio da Universidade Federal de Pelotas: http://wp.ufpel.edu.br/lep/ Site Identidade Londrina: http://identidadelondrina.com.br/ BLOG de Educação Patrimonial do IPHAN: https://educacaopatrimonial.wordpress.com/ Refletindo ... Gostaria de aproveitar o momento para propor algumas reflexões, que envolvem o conceito de cultura e, assim, o de Bem Cultural. Para tanto, acessem o BLOG Extra-Sala ( http://www.extra-sala.blogspot.com.br/2012/03/atividade-para-alunos-do-curso-de.html ) e, depois, deixem seu com