Pular para o conteúdo principal

Aula 01 - O Que é um Mooc





Este curso caracteriza-se como um “Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC)”, e está vinculado as reflexões desenvolvidas durante o Projeto Educação Patrimonial (site do projeto: https://www.educacaopatrimonial.com.br/).

Esta é uma nomenclatura nova, mesmo para quem atua na Educação a Distância. O objetivo é garantir que um maior número de pessoas tenham acesso ao conhecimento sistematizado. Daí ser aberto, ou seja, qualquer pessoa interessada na área pode realizar o curso, desde que atenda aos critérios estabelecidos pelos organizadores.

No caso deste, o critério é a manifestação de interesse. Ou seja, os interessados em participar do curso devem encaminhar um email para lmagalhaes1974@gmail.com. Colocar no título do email: Interesse em Participar do Curso de Educação Patrimonial. Repetir o mesmo no corpo do texto, com seu nome completo, cidade de origem e formação.

Após, é só acessar as aulas por este BLOG. Os alunos serão automaticamente registrados no grupo patrimoniocultural@googlegroups.com, podendo assim iniciar discussões pertinentes ao tema Patrimônio Cultural. Por este grupo serão também encaminhadas informações sobre o curso.

Um MOOC é aberto, caracterizando-se como curso livre, ou seja, não garante grau de formação e não é verificado por órgãos oficiais, como secretarias de estado de educação ou Ministério da Educação. Como consequência, não necessariamente emite certificação. Pode, porém, ser utilizado para créditos em cursos superiores. No Educação Patrimonial, os alunos que o finalizarem, a principio, não receberão um certificado de conclusão.

Este tipo de curso é ofertado via web, podendo ser utilizado ferramentas diversas, como Ambientes Virtuais de Aprendizagem, BLOGS ou mesmo Redes Sociais.

Vejam alguns exemplos:




Os MOOCs são assim abertos, online e massivo, ou seja, atendem a um número grande de interessados. Desta forma, espera-se que a interação dê-se entre os envolvidos, que colaborarão entre si nas discussões que serão estabelecidas, na resolução das dúvidas e dos problemas que serão apresentados. A tendência é que o conteúdo seja reinventado no decorrer das aulas, a partir dos comentários no BLOG Extra Sala, nos debates realizados por meio do Grupo patrimoniocultural@googlegroups.com e nos espaços que serão indicados no decorrer do mesmo. Espera-se um envolvimento ativo de todos, que contribuirão com suas experiências e conhecimentos prévios.

Bom pessoal, agora que já apresentamos o projeto do Curso de Educação Patrimonial, e tratamos das características do mesmo, vamos em frente.

Abraços, e bom estudo a todos.

Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 04 - Alguns Sites Interessantes

Antes de continuar nossas reflexões, vou deixar aqui alguns sites e indicar projetos que atuam no âmbito da Educação Patrimonial. Acessem, naveguem e depois compartilhem suas impressões pelo grupo, ok? Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória, da UFSM: http://coral.ufsm.br/nep/ . Veja alguns vídeos produzidos pelo projeto, no link: https://www.youtube.com/user/alrsoares/videos Viva Favela: http://www.vivafavela.com.br/ Laboratório de Educação para o Patrimônio da Universidade Federal de Pelotas: http://wp.ufpel.edu.br/lep/ Site Identidade Londrina: http://identidadelondrina.com.br/ BLOG de Educação Patrimonial do IPHAN: https://educacaopatrimonial.wordpress.com/ Refletindo ... Gostaria de aproveitar o momento para propor algumas reflexões, que envolvem o conceito de cultura e, assim, o de Bem Cultural. Para tanto, acessem o BLOG Extra-Sala ( http://www.extra-sala.blogspot.com.br/2012/03/atividade-para-alunos-do-curso-de.html ) e, depois, deixem seu com

Aula 02 - O Projeto Educação Patrimonial

Sejam todos bem vindos ao curso de Educação Patrimonial. Este faz parte do Projeto Educação Patrimonial, e tem como principal objetivo compartilhar reflexões que seus membros vem acumulando desde 2005. Para conhecer um pouco mais do projeto, acesse o site www.educacaopatrimonial.com.br . Para melhor nos comunicar, criei um grupo denominado: patrimoniocultural@googlegroups.com . É fundamental que todos façam parte do mesmo, pois é a partir dele que entrarei em contato com vocês. Como primeira atividade, peço que se apresentem, acessando o BLOG Extra Sala, pelo link: http://extrasala.blogspot.com.br/2014/12/cursoeducacaopatrimonial.html Qual a Finalidade do BLOG? Bem vindos ao BLOG Extra Sala. A finalidade deste é proporcionar um espaço de interação entre os alunos dos diversos cursos em que atuo, possibilitando assim a ampliação do conhecimento e de acesso a conteúdos, já que o aluno poderá visualizar o material de aula de outras turmas. Por exemplo: o aluno de Pedago